quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Praticar a hidratação: Muito importante!


Hoje, respondemos à uma questão importante: O que deve beber o meu ginasta durante o treino?
Praticar a hidratação é criticamente importante para qualquer atleta, e o que maior parte dos estudos diz é que atletas maduros (+18 anos) precisam de beber cerca de 0,45L de líquidos por cada hora de treino. É uma grande quantidade de líquido, mas eles bebem continuamente. Deve garantir que o seu ginasta leva uma garrafa de água para o treino, todos os treinos.
Ginastas mais novos, entre os 20 e 30Kg, não precisam de tantos líquidos. Entre 0,3 e 0,35L por hora são suficientes para eles. Dessa maneira, podemos ir aumentando gradualmente até chegar aos atletas maduros, e aos seus 0,45L por hora de treino.
Outra coisa que vem à tona são as bebidas desportivas (ou hidrato-carbonadas). Atletas envolvidos em desportos "intermitentes" (tais como futebol, basquetebol, voleibol e ginástica) podem e devem servir-se de bebidas desportivas. Estudos demonstraram que uma bebida desportiva a 6% tem a quantidade ideal de hidratos de carbono, ou açúcar.  6% é a quantidade que precisamos.
O que os pais precisam de saber, é que existem algumas opções.
Pode criar a sua própria bebida desportiva: os sumos de fruta constituem cerca de 12 a 13% das bebidas desportivas. Quando utilizamos metade água, metade sumo, obtemos os desejados 6%. Um excelente exemplo é o seguinte:
  • Misture 1,5L de água com 1,5L de sumo de maçã, adicione uma colher de chá de sal, e pronto. Tem uma bebida desportiva completamente natural.
A segunda opção, que na verdade está incluída na primeira, e que demonstrou através de um estudo maior eficácia em atletas, é água de côco. Apenas tem-se a necessidade de adicionar um pouco de sal à água de côco, e esta foi provada hidratar melhor e fornecer mais energia aos atletas durante o treino do que maior parte das bebidas desportivas.
Então, você tem a opção de uma bebida desportiva natural, e água de côco com um pouco de sal. E depois, é claro, Gatorades e Powerades que vêm atrás das duas primeiras opções.
Foi provado que servir-se de uma bebida desportiva durante o treino pode aumentar a capacidade de "trabalho" do atleta em 33%. 33% é uma grande quantidade extra de trabalho. O que a bebida está a fazer é fornecer energia extra para o treino.
Por outro lado, uma grande quantidade de ginastas jovens não irá aguentar beber uma dessas bebidas desportivas por 3 ou 4h. Terão dores de barriga e não se irão sentir bem. O que esses atletas devem fazer é alternar entre beber água e a bebida desportiva. Na primeira hora, bebem apenas água, na segunda, apenas a bebida desportiva, e assim sucessivamente.
Mas uma coisa é clara, eles têm de se manter hidratados durante o treino. Pausas a cada 5-10min para beber um gole, ou sempre que tenham a oportunidade. Devem levar as suas garrafas para perto de si no ginásio, e estar constantemente a beber.

*Este artigo é uma tradução, pode ler o original AQUI

0 comentários:

Enviar um comentário