Treino intenso e prática não são as únicas coisas que ajudam o corpo dum ginasta e a sua performance. Um factor que também determina o sucesso de um ginasta é uma dieta adequada e saudável. Boa nutrição ajudará na concentração, resistência e controlo corporal. Uma dieta saudável também pode ajudar a prevenir lesões, como as fracturas por tensão.
Uma dieta adequada não só ajuda na performance, mas também é vital para a saúde geral do atleta. Abaixo estão algumas dicas úteis para os ginastas comerem de forma saudável.
Uma dieta adequada não só ajuda na performance, mas também é vital para a saúde geral do atleta. Abaixo estão algumas dicas úteis para os ginastas comerem de forma saudável.
Não rejeitar as gorduras
Gordura na dieta é normalmente visto como algo negativo, especialmente pelas atletas femininas. Enquanto que eliminar algumas gorduras pode ser necessário para manter o corpo magro, gordura nem sempre é uma má opção. Em vez disso, os ginastas precisam de comer gorduras boas, mas cortar as gorduras saturadas e trans.
Gorduras trans e saturadas são normalmente culpadas por contribuir para muitos problemas de saúde, como obstrução das artérias, cancro, obesidade, e por aí além. Comer batatas fritas, bolos, laticínios gordos, partes da carne com muita gordura e queijos, é mau. Esta longa lista de gorduras más pode aumentar o risco de doenças e colesterol, e recomenda-se substituir por gorduras "livres de culpa".
Gorduras boas ajudam a formar os nervos, manter as células, proteger órgãos e optimizar a absorção de vitaminas. Na ginástica e em outros desportos, gorduras boas são importantes para a forma geral de um atleta. Podem ser obtidas a partir de abacates, feijões, peixe fresco, linhaça e outros. Estes alimentos ajudam os atletas a terem energia. Para fazer com que a dieta seja mais saudável, experimente as seguintes dicas:
- Troque a carne vermelha por peixe fresco
- Opte por azeite ou óleo vegetal em vez de molhos
- Utilize as versões com baixa gordura dos laticínios
- Obtenha gorduras ômega-3 na dieta diária a partir da linhaça ou óleo de canola
Deixe os refrigerantes
Alguns atletas pensam ter uma explosão de energia antes das competições devido aos refrigerantes, mas isso é falso. Na verdade, os atletas que bebem refrigerantes tendem a ter um colapso de energia pouco depois dessa tal "explosão".
Os refrigerantes não contém vitaminas ou minerais que aumentem a performance dos atletas. Tanto os normais como os de dieta não contém electrólitos. Ingeridos regularmente, podem levar a um aumento de peso. O gás contido nas bebidas também pode estimular o inchaço da barriga e alguns transtornos estomacais. No caso da ginástica, beber refrigerantes também pode aumentar o risco de hidratação prematura.
Comer alimentos orgânicos
Os alimentos orgânicos podem melhorar a performance e bem-estar dos atletas. Comida orgânica saudável não contém pesticidas ou organismos geneticamente modificados (OGM).
Obter nutrientes adequados e suficientes dos alimentos orgânicos irá ajudar a diminuir os riscos para os ginastas durante os treinos e competições.
Alimentos não-orgânicos têm tendência a deixar os atletas propensos a algumas lesões musculares e das articulações.
Manter-se hidratado
Água é necessária às células do nosso corpo, elimina as toxinas e é importante para a performance. Beber quantidades suficientes de água é importante para um ginasta porque pode aumentar a tonificação muscular.
Não beber água suficiente pode gerar desidratação e contração muscular. Ao manter-se hidratado, um ginasta aliviará as cãimbras musculares, reduções de tonificação e até deterioração.
Beber água é importante, mesmo que o atleta não tenha sede. Grandes quantidades de água podem ajudar a melhorar a resistência, performance e reduzir a fadiga.
Os melhores atletas no ginásio provavelmente têm as melhores dietas, e não é uma coincidência. Ao comer bem e manter-se hidratado, um atleta com certeza irá ver melhoras no seu corpo e performance.
Este artigo é uma tradução. Pode ler o original AQUI.
0 comentários:
Enviar um comentário