terça-feira, 22 de setembro de 2015

4 Formas simples de comer bem sendo um ginasta
























Treino intenso e prática não são as únicas coisas que ajudam o corpo dum ginasta e a sua performance. Um factor que também determina o sucesso de um ginasta é uma dieta adequada e saudável. Boa nutrição ajudará na concentração, resistência e controlo corporal. Uma dieta saudável também pode ajudar a prevenir lesões, como as fracturas por tensão.

Uma dieta adequada não só ajuda na performance, mas também é vital para a saúde geral do atleta. Abaixo estão algumas dicas úteis para os ginastas comerem de forma saudável.

Não rejeitar as gorduras


Gordura na dieta é normalmente visto como algo negativo, especialmente pelas atletas femininas. Enquanto que eliminar algumas gorduras pode ser necessário para manter o corpo magro, gordura nem sempre é uma má opção. Em vez disso, os ginastas precisam de comer gorduras boas, mas cortar as gorduras saturadas e trans.

Gorduras trans e saturadas são normalmente culpadas por contribuir para muitos problemas de saúde, como obstrução das artérias, cancro, obesidade, e por aí além. Comer batatas fritas, bolos, laticínios gordos, partes da carne com muita gordura e queijos, é mau. Esta longa lista de gorduras más pode aumentar o risco de doenças e colesterol, e recomenda-se substituir por gorduras "livres de culpa".

Gorduras boas ajudam a formar os nervos, manter as células, proteger órgãos e optimizar a absorção de vitaminas. Na ginástica e em outros desportos, gorduras boas são importantes para a forma geral de um atleta. Podem ser obtidas a partir de abacates, feijões, peixe fresco, linhaça e outros. Estes alimentos ajudam os atletas a terem energia. Para fazer com que a dieta seja mais saudável, experimente as seguintes dicas:
  • Troque a carne vermelha por peixe fresco
  • Opte por azeite ou óleo vegetal em vez de molhos
  • Utilize as versões com baixa gordura dos laticínios
  • Obtenha gorduras ômega-3 na dieta diária a partir da linhaça ou óleo de canola
  

Deixe os refrigerantes


Alguns atletas pensam ter uma explosão de energia antes das competições devido aos refrigerantes, mas isso é falso. Na verdade, os atletas que bebem refrigerantes tendem a ter um colapso de energia pouco depois dessa tal "explosão".

Os refrigerantes não contém vitaminas ou minerais que aumentem a performance dos atletas. Tanto os normais como os de dieta não contém electrólitos. Ingeridos regularmente, podem levar a um aumento de peso. O gás contido nas bebidas também pode estimular o inchaço da barriga e alguns transtornos estomacais. No caso da ginástica, beber refrigerantes também pode aumentar o risco de hidratação prematura.

Comer alimentos orgânicos


Os alimentos orgânicos podem melhorar a performance e bem-estar dos atletas. Comida orgânica saudável não contém pesticidas ou organismos geneticamente modificados (OGM).
Obter nutrientes adequados e suficientes dos alimentos orgânicos irá ajudar a diminuir os riscos para os ginastas durante os treinos e competições.
Alimentos não-orgânicos têm tendência a deixar os atletas propensos a algumas lesões musculares e das articulações.

Manter-se hidratado


Água é necessária às células do nosso corpo, elimina as toxinas e é importante para a performance. Beber quantidades suficientes de água é importante para um ginasta porque pode aumentar a tonificação muscular.

Não beber água suficiente pode gerar desidratação e contração muscular. Ao manter-se hidratado, um ginasta aliviará as cãimbras musculares, reduções de tonificação e até deterioração.

Beber água é importante, mesmo que o atleta não tenha sede. Grandes quantidades de água podem ajudar a melhorar a resistência, performance e reduzir a fadiga.

Os melhores atletas no ginásio provavelmente têm as melhores dietas, e não é uma coincidência. Ao comer bem e manter-se hidratado, um atleta com certeza irá ver melhoras no seu corpo e performance.



Este artigo é uma tradução. Pode ler o original AQUI.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Como fazer com que o maillot dure mais tempo



Os maillots do seu ginasta vão passar por muito. Espera-se que sirvam como uma segunda pele, que sejam bonitos, e que não tenham de custar uma fortuna. Para atingir tais objetivos, as empresas que os produzem usam tecidos e formas de produção especiais para obter o resultado que o cliente deseja. Como consequência, os maillots são equipamentos de alta performance um bocado frágeis. Não há nada pior do que gastar uma grande quantidade de dinheiro num belíssimo maillot, para que apenas meses depois esteja desgastado e com ornamentos perdidos. Ainda é mais decepcionante saber que a maneira como lava e cuida do maillot do seu ginasta determina quanto tempo irá durar. Aqui explicaremos como fazer com que os maillots durem por mais tempo.

Entender o material do maillot

 A chave para cuidar do seu maillot é perceber os materiais usados para criar o equipamento. Os maillots de ginástica são feitos com:
  • Lycra
  • Veludo
  • Elastano
  • Spandex
Muitos destes materiais são bastante similares. Normalmente, o spandex é adicionado aos outros tecidos para criar aparências diferentes que permitem que o maillot estique e adira ao corpo de diferentes formas. Para resultados impressionantes e com apelo visual, muitas empresas utilizam estampagem metálica. Se deseja comprar maillots com um longo tempo de duração e mínimo esforço da sua parte, deverá escolher os que usam lycra ou veludo.

Despir o maillot logo que possível

É importante que o seu ginasta remova o maillot assim que possa. Quando o fizer, deverá virá-lo do avesso. Esta acção permite que a humidade e o suor presos no interior do maillot escapem, evitando que seja absorvido pelo vestuário. Depois de o remover, é importante dobrá-lo. Nunca amarrote um maillot, especialmente se estiver suado ou cheio de humidade. Ao transportá-lo para casa para ser lavado, é melhor carregá-lo num saco de rede, que permitirá que o ar circule. Nunca deve lavar um maillot que ainda esteja húmido do treino, em vez disso, espere até que seque completamente.

Como lavar

É importante ler na etiqueta do maillot as instruções de lavagem. As melhores empresas de ginástica do mercado dispensaram uma grande quantidade de tempo e dinheiro a desenvolver materiais e tecnologia que permitem ao seu ginasta obter o melhor ajuste ao corpo, uma aparência bonita e conforto no ginásio. Alguns ginastas quererão as etiquetas removidas por serem desconfortáveis, no entanto, remover a etiqueta pode causar comichão por si só, e poderá fazer com que perca as instruções de lavagem. Se o seu ginasta não consegue viver com a etiqueta, pode escolher removê-la, mas tente não a perder. A etiqueta encoraja-lo-á a fazer o seguinte:
  • Não usar detergente
  • Não usar máquina de secar
  • Não usar amaciador
  • Não usar lixívia ou detergentes com lixívia
  • Não passar a ferro
  • Não esfregar os ornamentos metálicos ou impressos
  • Nunca pousar sobre um radiador
  • Não guardar numa saca plástica
Agora que já está familiarizado com tudo o que não deve fazer ao lavar um maillot de ginástica, está pronto para aprender o que pode fazer:
  • Lave o maillot do avesso, à mão, com água fria
  • Pode adicionar uma colher de chá de sal à agua fria para higienizar o maillot
  • Use apenas água suficiente para cobrir o maillot
  • Aperte gentilmente o maillot para remover a água (nunca torça)

Como secar

Para secar o maillot propriamente, precisa pousá-lo numa superfície plana e longe de qualquer calor. Nunca use molas, pois poderão enfraquecer o tecido. As molas são especialmente prejudiciais aos maillots de veludo. Se quiser usar cruzetas, prefira as de plástico. No entanto, pousar o maillot numa superfície plana fará com que mantenha melhor a sua forma.
Se não tem tempo para lavar os maillots à mão, pode usar a máquina de lavar, mas faça-o da maneira correta:
  • Vire-os do avesso
  • Lave individualmente
  • Use água fria no programa delicado
  • Use apenas detergente líquido para roupas delicadas
Outro bónus em manter os maillots na melhor forma é poder passá-los a outros ginastas (venda ou doação), e o seu ginasta estará sempre no seu melhor quando pisar o praticável.

Este artigo é uma tradução. Pode ler o original AQUI .

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Dicas úteis para pais novos na ginástica



Neste início de época assistimos ao ingresso de muitos atletas novos, e tal como eles, os pais também são novos no mundo da ginástica e inexperientes no que toca às particularidades da modalidade. Para ajudá-los com essa nova etapa, deixamos aqui um artigo que pretende fornecer algumas dicas acerca dos treinos, indumentária e competições. 
Há uma grande quantidade de informação a ser absorvida, e algumas das coisas poderão ser exclusivas para o seu clube, mas outras são bastante universais para todos os pais de ginastas.

Chegar a horas

É imprescindível que os ginastas sejam pontuais, tanto durante os treinos como nas competições. Se o seu ginasta chega continuamente atrasado para a prática, ele estará a perder o aquecimento ou tempo de instrução. Em algumas situações, a escola ou os horários de trabalho dos pais fazem com que chegar para a prática a tempo seja difícil. Se isso acontecer, fale com o treinador do seu ginasta sobre o que seu filho pode fazer para compensar o tempo perdido.

Apoie o seu filho

Todos os ginastas têm dias difíceis de vez em quando. Se o seu ginasta chega a casa a queixar-se do treino, você não se deve preocupar imediatamente. Quando o seu filho chegar a casa e tiver tido um dia mau no clube, deve incentivá-lo a trabalhar durante os períodos difíceis. Perseverança é uma lição de vida que toda criança deve aprender no início da sua vida.

Penteados 

Se fizer uma procura no Pinterest, com certeza irá encontrar imensas ideias giras para penteados destinados à ginástica. Na realidade, só precisa certificar-se de que o cabelo da sua ginasta está bem preso, de maneira a não se soltar durante as competições. Para fazê-lo, experimente fazer o penteado antes de mandá-la para o treino. Se o cabelo continuar intacto no fim, será perfeito para uma competição. Também é uma boa ideia não usar acessórios com pedras, presilhas demasiado elaboradas, ou quaisquer outros que possam sair durante a competição. Brilhantes normalmente são uma boa ideia, mas o clube pode ter regras específicas acerca da quantidade permitida. Na dúvida, é melhor não exagerar.

Mantenha a maquilhagem no mínimo 

Você pode estar ansioso para maquilhar a sua pequena ginasta, mas não é uma necessidade, especialmente para crianças pequenas. Se não conseguir resistir, tente usar o mínimo possível.

Confie no treinador

Quando o seu ginasta chorar, ficar zangado ou desobediente no treino, você quererá intervir e salvá-lo, mas não o deve fazer. Em vez disso, quando o seu ginasta estiver com o treinador, deverá ficar nas bancadas e deixá-lo lidar com qualquer situação que se apresente. Se o treinador do seu filho precisar de si, ele irá chamá-lo. Caso contrário, ele mesmo irá lidar com o problema, e a relação entre eles será mais forte.

Unhas sem verniz

Os juízes não gostam de ver unhas pintadas no seu ginasta. Para evitar deduções, deve relembrá-lo de remover o verniz antes das competições. Para além do verniz, também não é permitido nenhum tipo de jóias.

Etiqueta nas bancadas

Muitos pais de ginastas aplaudem ruidosamente nas bancadas. Enquanto ser entusiasta é uma coisa boa, é importante nunca faltar ao respeito. Não importune as outras equipas ou fale mal dos outros ginastas, pais, ou treinadores.

Não aborde os juízes

Se não perceber uma nota durante uma competição, não é aceitável questionar diretamente um juíz. Em vez disso, fale com o treinador do seu ginasta. Maior parte das vezes ele poderá explicar-lhe o que aconteceu durante a atuação e as particularidades da nota.

Ajuste e cuidado do fato

Os fatos devem servir como uma segunda pele, por isso é importante comprar um fato que lhe sirva agora! Evite a tentação de comprar um fato maior para que seja usado durante mais tempo. 
Os fatos devem ser lavados à mão e postos a secar pousados num sitio plano para que pareçam sempre como novos.

Este artigo é uma tradução. Pode ler o artigo original AQUI.

sábado, 5 de setembro de 2015

Alterações de horário (época 2015/16)

Durante a reunião de início de época, realizada ontem (4 de setembro), anunciamos algumas alterações nos horários/locais dos treinos para a época que se inicia:
  • Os treinos da classe de pré-competição passam a realizar-se às quartas e sextas, das 18:00h às 19:00h, na sede da ARCA;
  • Os treinos para a classe de competição, às segundas feiras, passam a realizar-se no pavilhão nº2 de Campo, das 18:30h às 21:30h.
Os restantes treinos permanecem inalterados:
  • Treinos da classe de competição às quartas e sextas das 19:00h às 21:00h, na sede da ARCA.
É já na próxima segunda feira (7 de setembro) o primeiro treino da época, para a classe de competição, no pavilhão nº2 de Campo, iniciando-se excepcionalmente às 19:00h nessa semana, e com término às 21:30h.

Relembramos aos encarregados de educação que os treinos passam a ser fechados ao público, por motivos de organização e zelo pela concentração dos atletas/treinadores.

Agradecemos a compreensão e aguardamos o retorno dos nossos atletas na próxima semana.

Até lá!

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

[AVISO] Alteração da data da reunião de início de época (2015/16)


Informamos a todos os pais/encarregados de educação que a data da reunião de início de época foi alterada, por motivos de força maior, para a próxima sexta feira (4 de setembro). O horário da reunião mantém-se às 19:30h.

Pedimos desculpas pelos inconvenientes que possam ter sido causados e contamos com a presença de todos na sexta.

Até lá!

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Reunião de início de época (2015/16)

É com bastante entusiasmo que iniciamos mais uma época desportiva, e é já amanhã a reunião de início de época com os encarregados de educação dos atletas interessados em ingressar/permanecer na equipa.

Durante a reunião serão adereçados tópicos relacionados ao início da época, inscrições, horários,  condições dos treinos, competições, classes e outras informações relevantes para os pais/encarregados de educação dos atletas.

A reunião realizar-se-á amanhã, quarta feira (2 de setembro), a partir das 19:30h na sede da ARCA (Azenha).

Contamos com a vossa presença e desejamos a todos os atletas uma excelente época.

Até lá!