Neste início de época assistimos ao ingresso de muitos atletas novos, e tal como eles, os pais também são novos no mundo da ginástica e inexperientes no que toca às particularidades da modalidade. Para ajudá-los com essa nova etapa, deixamos aqui um artigo que pretende fornecer algumas dicas acerca dos treinos, indumentária e competições.
Há uma grande quantidade de informação a ser absorvida, e algumas das coisas poderão ser exclusivas para o seu clube, mas outras são bastante universais para todos os pais de ginastas.
Chegar a horas
É imprescindível que os ginastas sejam pontuais, tanto durante os treinos como nas competições. Se o seu ginasta chega continuamente atrasado para a prática, ele estará a perder o aquecimento ou tempo de instrução. Em algumas situações, a escola ou os horários de trabalho dos pais fazem com que chegar para a prática a tempo seja difícil. Se isso acontecer, fale com o treinador do seu ginasta sobre o que seu filho pode fazer para compensar o tempo perdido.
Apoie o seu filho
Todos os ginastas têm dias difíceis de vez em quando. Se o seu ginasta chega a casa a queixar-se do treino, você não se deve preocupar imediatamente. Quando o seu filho chegar a casa e tiver tido um dia mau no clube, deve incentivá-lo a trabalhar durante os períodos difíceis. Perseverança é uma lição de vida que toda criança deve aprender no início da sua vida.
Penteados
Se fizer uma procura no
Pinterest, com certeza irá encontrar imensas ideias giras para penteados destinados à ginástica. Na realidade, só precisa certificar-se de que o cabelo da sua ginasta está bem preso, de maneira a não se soltar durante as competições. Para fazê-lo, experimente fazer o penteado antes de mandá-la para o treino. Se o cabelo continuar intacto no fim, será perfeito para uma competição. Também é uma boa ideia não usar acessórios com pedras, presilhas demasiado elaboradas, ou quaisquer outros que possam sair durante a competição. Brilhantes normalmente são uma boa ideia, mas o clube pode ter regras específicas acerca da quantidade permitida. Na dúvida, é melhor não exagerar.
Mantenha a maquilhagem no mínimo
Você pode estar ansioso para maquilhar a sua pequena ginasta, mas não é uma necessidade, especialmente para crianças pequenas. Se não conseguir resistir, tente usar o mínimo possível.
Confie no treinador
Quando o seu ginasta chorar, ficar zangado ou desobediente no treino, você quererá intervir e salvá-lo, mas não o deve fazer. Em vez disso, quando o seu ginasta estiver com o treinador, deverá ficar nas bancadas e deixá-lo lidar com qualquer situação que se apresente. Se o treinador do seu filho precisar de si, ele irá chamá-lo. Caso contrário, ele mesmo irá lidar com o problema, e a relação entre eles será mais forte.
Unhas sem verniz
Os juízes não gostam de ver unhas pintadas no seu ginasta. Para evitar deduções, deve relembrá-lo de remover o verniz antes das competições. Para além do verniz, também não é permitido nenhum tipo de jóias.
Etiqueta nas bancadas
Muitos pais de ginastas aplaudem ruidosamente nas bancadas. Enquanto ser entusiasta é uma coisa boa, é importante nunca faltar ao respeito. Não importune as outras equipas ou fale mal dos outros ginastas, pais, ou treinadores.
Não aborde os juízes
Se não perceber uma nota durante uma competição, não é aceitável questionar diretamente um juíz. Em vez disso, fale com o treinador do seu ginasta. Maior parte das vezes ele poderá explicar-lhe o que aconteceu durante a atuação e as particularidades da nota.
Ajuste e cuidado do fato
Os fatos devem servir como uma segunda pele, por isso é importante comprar um fato que lhe sirva agora! Evite a tentação de comprar um fato maior para que seja usado durante mais tempo.
Os fatos devem ser lavados à mão e postos a secar pousados num sitio plano para que pareçam sempre como novos.
Este artigo é uma tradução. Pode ler o artigo original AQUI.